Páginas

sábado, 5 de maio de 2012

História do Japão dividida por Períodos

Para melhor compreender a História do Japão, é comum dividi-la por Períodos:
  • Até 8000 a.C. - Período "Pré-Cerâmico" ou "Período Paleolítico"
É difícil determinar as origens da civilização japonesa. Há quem pense que a origem do povo japonês é chinesa. No entanto, graças a vestígios arqueológicos, é possível afirmar que já existiria vida no arquipélago há pelo menos 100 mil anos atrás, numa época em que o Japão estava "colado" ao continente asiático.
  • 8000 a.C. a 300 a.C. - Período Jomon
É nesta época que o territóro se torna um arquipélago, devido ao aumento da temperatura e à consequente elevação do nível do mar. Nesta altura, a população vivia em pequenas comunidades, dedicando-se à caça (uso do arco e flecha) e à recolecção, à olaria e desenvolvendo técnicas agrícolas (primeiras tentativas de plantio) para a sobrevivência.
  • 300 a.C. a 300 d.C. - Período Yayoi
Foi um dos períodos onde ocorreram mais mudanças, graças ao contacto com outros povos e culturas. Dos coreanos, os japoneses receberam algum as técnicas do plantio do arroz e o trabalho com o metal (bronze e ferro). Já dos chineses receberam outras artes e técnicas e um regime alimentar baseado em certo tipo de legumes (soja, azuki e trigo) e de carne de animais (cavalos e gado).

  • 300 d.C. a 593 d.C. - Período Yamato ou Kofun
O Japão dividiu-se em várias áreas com características geográficas e culturas próprias. Novas artes e tecnologias (ferramentas agrícolas, armas,...) entram no arquipélago, a arte de cerâmica desenvolveu-se e até a escritura chinesa entrou no país para fins comerciais. Neste período houve uma invasão mongol, deu-se a unificação do Japão como nação e do budismo que foi introduzido no país (538 d.C).
  • 593 d.C a 710 d.C- Período Asuka
Foi um período conturbado, mas que trouxe muitas mudanças (Política, Filosofia, Arquitetura) que se deveram, principalmente, ao budismo e ao confucionismo. Em 604 d.C, Shotoku cria a primeira Constituição do país. Neste período houve diversos atentados à família imperial e muitas contendas entre famílias poderosas.
  • 710 d.C a 794 d.C - Período Nara
Este período inicia-se com a transferência da capital para Nara. O crescimento cultural e artístico foi enorme. A escrita chinesa (Kanji) foi adaptada para o japonês. A sociedade em sua maioria era agrícola e dividida em aldeias. Houve um crescimento do poder centralizado no país. O regime uji-kabane (grandes proprietários) entra em decadência e floresce o regime Ritsurio (administrativo).

  • 794 d.C a 1192 d.C - Período Heian

Com o Imperador Kammu, a capital muda para Heian. No século X, graças ao comando do clã Fujiwara, o Japão avançou muito na área cultural. Apesar disso, as guerras pelo poder que opuseram alguns clãs nipónicos trouxeram instabilidade política e o aparecimento dos samurais.

  • 1192 d.C – 1333 d.C- Período Kamakura

A capital imperial passa a ser em Kamamura. Nesta era, destaca-se Minamoto Yoritomo, o Xogum, que inicia uma época dominada pelos samurais cujo código de honra é a base do governo. É nesta altura que se cria o regime militar conhecido como Xogunato (ou bakufu).

Com a família Hojo no poder, o país  evolui novamente e as relações com a China melhoram. Em 1274, o Povo Mongol tenta conquistar o Japão, mas é derrotado pelos samurais.


  • 1333 d.C a 1573 d.C - Período Muromachi
Ashikaga Takauji estabelece o Xogunato Muromachi, em Kyoto. Apesar de violento, este período foi marcado por grande evolução económica e cultural (arquitetura, pintura, poesia, canções, a cerimónia do chá (Chanoyu), o Ikebana (arte de arranjar flores) e o teatro (Nô e Kyogen).
O primeiro contacto com o Ocidente dá-se com a chegada dos portugueses ao Japão que trazem as primeiras armas de fogo e o Cristianismo (graças ao jesuíta Francisco Xavier). O poder económico passa para as mãos dos daymios (senhores feudais da época) e ocorrem grandes batalhas pela posse de territórios.

  • 1573 d.C a 1603 d.C - Período Azuchi-Momoyama
Graças ao armamento fornecido pelos portugueses, o general Oda Nobunaga conquista o poder, mas morre assassinado, antes de unificar o Japão num único governo - acção que só o seu general, Toyotomi Hideyoshi, conseguiu levar a cabo. O Japão conhece então uma grande evolução económica e social e até faz duas tentativas (falhadas) para conquistar a Coreia.
  • 1603 d.C a 1868 d.C - Período Edo
Pela batalha de Sekigahara, Tokugawa Ieyasu conquista o poder e o controlo total do país, estabelecendo-se na cidade de Edo (Tóquio). Emergem quatro classes socias distintas (samurais, camponeses, artesãos e comerciantes) e os feudos são distribuídos a pessoas de confiança do Xogum. Em 1633, o Cristianismo é proibido e perseguido. O país fecha-se, apenas comunicando com o exterior através do porto comercial de Nagasaki. Apesar disso, o Japão conhece um florescimento comercial. Em finais do século XVIII, o Xogunato enfrenta contestações políticas internas. Devido à Revoluçaõ Industrial do Ocidente, o Japão muda a sua política e reabre as portas a outras culturas.
  • 1868 d.C a 1911 d.C -Período Meiji
Com o Imperador Meiji deram-se grandes mudanças que trouxeram liberdade religiosa, igualdade social, a abolição do feudalismo e um grande nacionalismo. Em 1880, devido ao investimento na industrialização do país, o Japão entra numa crise que só será extinta com a criação do Banco do Japão.
Foi nesta época que foi criada a primeira Constituição. O Japão venceu duas guerras territoriais contra a China (1895) e contra a Rússia (1905). Em 1910, o Japão ocupa o território coreano.

  • 1912 d.C a 1925 d.C - Período Taisho
Neste período, o governo democrático ganhou grande força, o que permitiu que as mulheres fossem socialmente mais participativas. Mercê de tratados anteriormente firmados, o Japão entrou na Primeira Guerra Mundial, ao lado dos Aliados. O fim da Guerra e o terramoto de 1923 agravaram a situação económica do país.

  • 1926 d.C a 1988 d.C - Período Showa
A crise económica mundial de 1929 impeliu os militares de tomar grande parte do poder e a conquistar novos territórios, o que implicou a sua retirada da Liga das Nações (1933).
Na Segunda Guerra Mundial, o Japão alia-se à Alemanha e à Itália e ataca a base americana Pearl Harbor no Havai (1941). Esta acção levou os EUA a lançar bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagasaki, pondo fim à guerra. Cerca de 2 milhões de japoneses morreram, parte do país ficou destruído e a economia ficou em ruínas. O Japão foi ocupado pela fação vitoriosa e foi criada uma nova Constituição (1947). O imperador Hirohito perdeu o poder e surgiu uma nova forma de governo- a monarquia constitucional, controlada por um parlamento. As relações exteriores são reatadas em 1951. O Japão tornou-se rapidamente numa das principais potências económicas do mundo. Em 1973,a crise de petróleo leva a que o Japão invistisse nas indústrias de alta tecnologia.

 

  • 1989 d.C aos dias atuais - Período Heisei
Akihito sucedeu ao seu pai, iniciando uma nova era marcada pela prosperidade e tranquilidade. Apesar da catástrofe provocada pelo tsunami de 2011, o país soube ultrapassar a tragédia com estoicismo e dedicação, continuando a apresentar uma das mais altas taxas de crescimento do mundo.


2 comentários:

  1. Nossa, que síntese incrível, parabéns pelo trabalho, está maravilhoso.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns está tudo bem organizado e fácil de entender. Muito obrigado!

    ResponderEliminar